sábado, 27 de agosto de 2011

Atividade 1.5: Ensinando e apredendo com tecnologias e mídias digitais/Papel do professor


Atividade 1.5 Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias/ Papel do professor

Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado.

Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier: "aprender a colaborar, aprender a usar a informação, aprender a resolver problemas e aprender a aprender". 
Exemplos:
Os Jogos Digitais
Um conceito interessante é o edutainment, que seria a junção das palavras education (educação) e entertainment (entretenimento, diversão). O lado positivo dessa união é que os jogos predispõem um ambiente privilegiado para a aprendizagem, com isso não é criado um abismo entre a escola e os jovens, crianças.
O vídeo-game permite aos alunos a análise, reflexão e a formalização das estratégias para vencer. Os jogos de simulação apresentam a realidade em base a um novo modelo de regras precisas, a serem descobertas ou utilizadas, para produzir determinados efeitos. Essa representação, além de conter um modelo de mundo, contém um modelo de conhecimento baseado na descoberta.
Os jogos favorecem o desenvolvimento:
  • da orientação espacial
  • dos modelos de espaços diferentes
  • da automatização da habilidade
  • da reflexão
  • da formalização da estratégia para vencer
  • cooperação
  • competição
  • desafio
  • curiosidade
  • fantasia 



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